Processo de adaptação de jovens graduandos ao contexto universitário

Luan Augusto Alves Garcia

Resumo


.

Texto completo:

PDF

Referências


BARROSO, S. M.; OLIVEIRA, N. R.; ANDRADE, V. S. Solidão e Depressão: Relações com Características Pessoais e Hábitos de Vida em Universitários. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 35, e35427, 2019. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e35427. Acesso em: 11 dez. 2019.

BELASCO, I. C.; PASSINHO, R. S.; VIEIRA, V. A. Práticas integrativas e complementares na saúde mental do estudante universitário. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 71, n. 1, p. 103-111, 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/arbp/v71n1/08.pdf. Acesso em: 11 dez. 2019.

CARLETO, C. T. et al. Adaptação à universidade e transtornos mentais comuns em graduandos de enfermagem. Rev. Eletr. Enf., Goiânia, v. 20, v20a01, 2018. Disponível em: http://doi.org/10.5216/ree.v20.43888. Acesso em: 15 nov. 2019.

CESTARI, V. R. F.; BARBOSA, I. V.; FLORÊNCIO, R. S.; PESSOA, V. L. M. P.; MOREIRA, T. M. M. Estresse em estudantes de enfermagem: estudo sobre vulnerabilidades sociodemográficas e acadêmicas. Acta Paul. Enferm., São Paulo, v. 30, n. 2, p.190-196, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201700029. Acesso em: 15 nov. 2019.

EWINGE, L.; HAMZA, C. A.; WILLOUGHBY, T. Stressful Experiences, Emotion Dysregulation, and Nonsuicidal Self-Injury among University Students. Journal of Youth and Adolescence, Nova Iorque, v. 48, n. 7, p. 1379–1389, 2019.

GRANER, K. M.; CERQUEIRA, A. T. A. R. Revisão integrativa: sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados. Ciênc. Saúde Col., Rio de Janeiro, v. 24, n. 4, p. 1327-1346, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018244.09692017. Acesso em: 11 dez. 2019.

MAKAROV, S. Y.; STOYAN, N. V.; SERHETA, I. V.; TARAN, O. A.; DYAKOVA, O. V. Peculiarities of the interaction of the indicators of psychophysiological adaptation of modern students in the context of the effective monitoring of individual health of young women and young men. Wiad Lek, Ucrânia, v. 72, n. 5, p. 1053-1058, 2019.

NASCIMENTO, P. D. M.; POLIA, A. A. Planos para o futuro: uma análise da perspectiva ocupacional de professores universitários para o período da aposentadoria. Cad. Bras. Ter. Ocup., São Carlos, v. 27, n. 2, p. 390-402, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1647. Acesso em: 11 dez. 2019.

SILVA, M. L. T.; TEOLOGIDES, C. H.; FRASSÃO, M.; CANDIDO, S. S.; BACHUR, C. K. Avaliação do estilo de vida em docentes da área da saúde. Rev. Soc. Cardiol. Estado de São Paulo, São Paulo, v. 27, n. 3, Sup., p. 118-123, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.29381/0103-8559/20172703S118-23. Acesso em: 18 nov. 2019.

YÜKSEL, A.; BAHADIR-YILMAZ, E. Relationship between depression, anxiety, cognitive distortions, and psychological well-being among nursing students. Perspect Psychiatr Care, Hillsdale, v. 55, n. 4, p. 690-696, 2019.




Direitos autorais 2019 Revista Saberes Acadêmicos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.