Etograma comportamental de suçuarana (Puma concolor, Linnaeus, 1771) em um Zoológico Municipal

Melissa Barbosa Caldeira, Cristiane Monteiro dos Santos

Resumo


O Puma concolor é popularmente conhecido como onça parda ou suçuarana, e pertencente a ordem Carnívora e família Felidae. O objetivo do trabalho foi elaborar um etograma afim de conhecer mais sobre os comportamentos de dois espécimes de suçuarana mantidas em cativeiro no Zoológico Municipal “Parque Jacarandá” em Uberaba, Minas Gerais. Neste trabalho foram realizadas observações para construir um etograma comportamental onde foi utilizado a técnica de observação “animal focal” para que analisasse o comportamento de duas espécimes de suçuarana “Lola e Joana”, encontradas em cativeiro no Zoológico Municipal “Parque Jacarandá” em Uberaba – MG. O tempo total de observação foi de 13 horas 40 minutos e 30 segundos em agosto de 2017. Por meio desta pesquisa foram observados 14 comportamentos para os espécimes, sendo o “Não visível” e “Deitado no solo”, os mais repetidos por ambas, sendo que “Urinando e Vocalizando” não foram observados pela Lola e outros seis comportamentos não foram visualizados pela Joana, como “Locomovendo no tronco, execução atípica, coçar, deitado no tronco, em pé no tronco e em pé no solo”.


Palavras-chave


Etograma; Puma concolor; Suçuarana

Texto completo:

PDF

Referências


BECKER, Marlise; DALPONTE, Julio C. Rastro de Mamíferos Silvestres Brasileiros: um Guia de Campo. 3. ed. Rio de Janeiro: Technical Books, 2013. 128p.

CALDEIRA, Melissa Barbosa; SANTOS, Cristiane Monteiro. Levantamento comportamental de suçuarana (Puma concolor, Linnaeus, 1771), no Zoológico Municipal Parque Jacarandá, Uberaba, MG. 2017.

CASTRO, Carla Soraia Soares. Pesquisa com primatas em ambiente natural: técnicas para coleta de dados ecológicos e comportamentais. 62ª Reunião da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência, Natal, 2010.

COSTA, P. G. M.; PRAZERES, P. A. BYK, J. Repertório comportamental de jaguatiricas (Leopardus pardalis) cativas. 2010.

MANFRIM, Thamires; SANTOS, Cristiane Monteiro; HIROKI, Kátia Aparecida

Nunes. Avaliação da influência das técnicas de enriquecimento ambiental nos parâmetros comportamentais de um casal de Jaguatiricas (leopardus pardalis, Linnaeus, 1758) mantidos em cativeiro no parque do jacarandá (zoológico municipal de Uberaba, Minas Gerais). 2017. p. 108-111.

NOWELL, Kristin; JACKSON, Peter. Wild cats: Status Survey and Conservation Action Plan (SSC species action plans). 1996. 131-137p

REIS, Nelio Roberto; PERACCHI, Adriano Lúcio; FREGONEZI, Maíra Nunes; ROSSANEIS, Bruna Karla. Mamíferos do Brasil: guia de identificação. Rio de

Janeiro: Technical Books, 2010. 470p.

SANTOS, Cristiane Monteiro; SANTOS, Simony Monteiro; PIZZUTTO, Cristiane Schilbach; CUSTÓDIO, Ana Elizabeth Iannini. Enriquecimento ambiental para guaxinim, Procyon cancrivorus. 2015. 276p.




Direitos autorais 2019 Revista Saberes Acadêmicos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.