Avaliação da fluência digital como competência na formação de acadêmicos em pedagogia

Francielle de Fátima Ferreira, Cláudia Lúcia Carneiro, Naedson Rosa, Luiza Elena Casaburi, Álvaro da Silva Santos, Luan Augusto Alves Garcia

Resumo


O presente estudo objetiva avaliar a fluência digital entre os profissionais em formação da área de Pedagogia. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem quantitativa. Participaram 37 alunas regularmente matriculadas. Mais da metade afirmaram ter concluído algum curso básico de informática e a maioria possuem computador no ambiente doméstico. As habilidades e conhecimentos mais representativos foram “sou capaz de mover ou copiar arquivos para uma pasta” (94,6%), “sou capaz de mover ou copiar arquivos para uma pasta” e “sou capaz de salvar e imprimir uma cópia desse trabalho” (ambas com 91,9%). Os itens que as alunas apresentaram menor conhecimento foram: “sei o que é um plug in e como instalá-lo” (89,2%), “capaz de descompactar um arquivo compactado” (78,4%) e “capaz de dizer se a informação contida em um site é confiável ou válida” (70,3%). Os participantes possuem algumas habilidades relacionadas às tecnologias em seu cotidiano, no entanto, algumas questões técnicas, principalmente relacionadas à aquisição de orientações sobre a utilizações de mecanismos de ajuda na própria ferramenta quando se deparam com dúvidas, como no caso da opção de ajuda ao utilizar um processador de textos e até mesmo no discernimento com relação a confiabilidade de informações disponibilizadas online.


Palavras-chave


Tecnologia da Informação e Comunicação; Pedagogia; Fluência digital

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