Avaliação da fluência digital como competência na formação de acadêmicos em pedagogia
Resumo
O presente estudo objetiva avaliar a fluência digital entre os profissionais em formação da área de Pedagogia. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem quantitativa. Participaram 37 alunas regularmente matriculadas. Mais da metade afirmaram ter concluído algum curso básico de informática e a maioria possuem computador no ambiente doméstico. As habilidades e conhecimentos mais representativos foram “sou capaz de mover ou copiar arquivos para uma pasta” (94,6%), “sou capaz de mover ou copiar arquivos para uma pasta” e “sou capaz de salvar e imprimir uma cópia desse trabalho” (ambas com 91,9%). Os itens que as alunas apresentaram menor conhecimento foram: “sei o que é um plug in e como instalá-lo” (89,2%), “capaz de descompactar um arquivo compactado” (78,4%) e “capaz de dizer se a informação contida em um site é confiável ou válida” (70,3%). Os participantes possuem algumas habilidades relacionadas às tecnologias em seu cotidiano, no entanto, algumas questões técnicas, principalmente relacionadas à aquisição de orientações sobre a utilizações de mecanismos de ajuda na própria ferramenta quando se deparam com dúvidas, como no caso da opção de ajuda ao utilizar um processador de textos e até mesmo no discernimento com relação a confiabilidade de informações disponibilizadas online.
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PDFReferências
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