Fatores motivacionais que levam mulheres adultas a frequentarem aulas de zumba de um programa social / Motivational factors that take adult women to frequency zumba classes of a social program

Aline Priscilla de Sousa Estrela, Carlos Alberto de Queiroz Júnior

Resumo


Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo abranger os fatores motivacionais que levaram mulheres adultas a frequentarem aulas de zumba de um programa social. Trata-se de um estudo quantitativo e transversal com abordagem quantitativa em que a população estuda foi de mulheres de 30 a 65 anos que fazem parte de um projeto vinculado à prefeitura no Cemea Boa Vista. Foi realizado uma pesquisa com 25 mulheres, através de um questionário contendo nove questões abertas e uma questão aberta. Os resultados demonstraram que a saúde foi o principal motivo que levou à prática de zumba e o que faz elas permanecerem nas aulas é que é uma atividade prazerosa que ajuda na prevenção de doenças e melhora a qualidade de vida.

Palavras chave: Zumba Fitness; Dança; Fatores motivacionais.

 

Abstract: The present research aimed to cover the motivational factors that led adult women to attend zumba classes in a social program. It is a quantitative and cross-sectional study with a quantitative approach in which the population studied was women aged 30 to 65 years who are part of a project linked to the city hall in Cemea Boa Vista. A survey was conducted with 25 women, through a questionnaire containing nine open questions and one open question. The results showed that health was the main reason that led to the practice of zumba and what makes them stay in classes is that it is a pleasurable activity that helps in the prevention of diseases and improves the quality of life.

Keywords: Zumba Fitness; Dance; Motivational factors.


Palavras-chave


Zumba Fitness; Dança; Fatores motivacionais

Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, J. S.; XAVIER, M. P. O Conceito de Saúde. Revista Saúde em Foco, Teresina, v.1, n.1, p.137-149, 2014.

ALVES, J. N. Dança de Zumba como Instrumento em prol da saúde e do bem estar para comunidades periféricas do Município. Id onLine Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Vale do São Francisco, v.10, n.30, p. 07-15, 2016.

BARANCELLI, L. L. R.; PAWLOWYTSCH, P. W. M. Dança e qualidade de vida: um estudo biopsicossocial. Repertório, Salvador, nº 26, p.273-282, 2016.

GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GFELLER, K. Musical componentes and styles preferred by Young adults, for aerobic fitness activities. Journalof Music Therapy, Lawrence, v.25, n. 1, 1988.

GONÇALVES, A.; VILARTA, R. Qualidade de vida e Atividade física: explorando teoria e pratica. Barueri, SP: Manole, 2004.

HASS, A. N; GARCIA, A. Ritmo e dança. Canoas: Ultra, 2006.

KLAITR, D.; UGHETTI, M. A.; PEREIRA, P. R.A dança como fator influente na qualidade de vida do idoso: um foco na zumba. 2015. 18 f. Monografia (Especialização) - Curso de Educação Física, Faculdade Maz Planck, Indaiatuba, 2015.

MARBÁ, R. F.; SILVA, G. S.; GUIMARÃES, T. B. Dança na promoção da saúde melhoria da qualidade de vida. Revista Científica do ITPAC, Araguaína v.99, n.11, 2016.

MENDES, M. V. A dança. São Paulo: Claro, 1988.

OLIVEIRA, M. F; ALVAREZ, B. R. Fatores Motivacionais para a adesão e a aderência nas aulas de zumba fitness em academias das microrregiões de Criciúma e Araranguá. EF Deportes.com.Revista Digital, Buenos Aires, n. 195, 2014.

PAIVA, A. et al. Dança e envelhecimento: uma parceria em movimento. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Rio de Janeiro, v.15, n.1, p.70-72, 2010.

PEDRO, D. L. Motivos de adesão e aderência ao treinamento funcional orientado no município de Criciúma – SC. 2013, 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Educação Física) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2013.

PEREZ, A. Instructor Training Manual Basic Steps Level 1. v.8. 2010.

SILVA, R. F. M; GUIMARAES, T. B. Dança na promoção as Saúde e melhoria da qualidade de vida. Revista Científica do ITPAC, Araguaia, v. 9, n. 1, 2016.

SZUSTER. Estudo quantitativo sobre dança como atividade física em mulheres acima de 50 anos. (Monografia de Bacharel em Educação Física) Porto Alegre – RS: 2011.




Direitos autorais 2020 Revista Saberes Acadêmicos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.