Avaliação cognitiva de idosos residentes em instituição de longa permanência / Cognitive assessment of elderly residents in a long-stay institution

Ana Beatriz Pereira Ribeiro, Luan Augusto Alves Garcia, Heloísa Gonçalves Ferreira, Álvaro da Silva Santos

Resumo


Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a capacidade cognitiva através do Mini Exame do Estado Mental em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, observacional e transversal, realizada com 32 idosos, de ambos os sexos, de 60 a 93 anos, residentes (institucionalizados) em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) do município de Uberaba, Minas Gerais, Brasil. Foi utilizado um questionário com questões referentes a idade, faixa etária, sexo e escolaridade, assim como o Mini Exame do Estado Mental (MEEM), para avaliação cognitiva. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. A média de idade dos idosos foi de 77,4 (±8,30) anos. Nota-se a prevalência de idosos do sexo feminino (59,4%), com idade entre 80e 89 anos (40,6%), e com ensino fundamental incompleto (46,8%). Aponta-se as melhores pontuações para capacidade de orientação espacial (3,2±1,8) e de linguagem (5,6±2,2).  A pior capacidade cognitiva avaliada foi a de atenção e cálculo (0,6±1,6). No estado cognitivo geral, os idosos apresentaram média de 16,1 (±7,3), o que significa baixo estado cognitivo (déficit cognitivo), segundo a escolaridade da maioria dos idosos (fundamental incompleto). Conclui-se que os idosos institucionalizados possuem possível déficit cognitivo, rastreado por meio do MEEM, sendo este déficit é maior na atenção e cálculo.

Palavras chave: Idoso; Envelhecimento; Cognição; Instituição de Longa Permanência para Idosos.

 

Abstract: This research have the objective to evaluate cognitive ability through the Mini Mental State Examination in a Long Stay Institution for the Elderly. This is a quantitative, descriptive, observational and cross-sectional study of 32 older adults, both sexes, aged 60 to 93 years, residents (institutionalized) in a Long-Term Residence for the Elderly (ILPI) in the city of Uberaba, Minas Gerais Brazil. A questionnaire was used with questions regarding age, age, sex and schooling, as well as the Mini Mental State Examination (MMSE), for cognitive evaluation. Data were analyzed using descriptive statistics. The mean age of the elderly was 77.4 (± 8.30) years. The prevalence of female elderly (59.4%), aged 80-89 years (40.6%), and incomplete primary education (46.8%) was noted. The best scores are given for spatial orientation (3.2 ± 1.8) and language (5.6 ± 2.2). The worst cognitive ability evaluated was attention and calculation (0.6 ± 1.6). In the general cognitive state, the elderly presented an average of 16.1 (± 7.3), which means low cognitive status (cognitive deficit), according to the schooling of the majority of the elderly (fundamentally incomplete). It is concluded that institutionalized elderly people have a possible cognitive deficit, tracked using the MMSE, and this deficit is greater in the capacity attention and calculation.

Keywords: Aged; Aging; Cognition; Homes for the Aged.


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