A utilização do aquário como recurso didático para o ensino de ciências: uma revisão bibliográfica / The use of aquarium as a teaching resource for science teaching: a bibliographic review

Ricardo Cruvinel, Caroline Corrêa de Oliveira

Resumo


Resumo: O presente trabalho visa discutir a indispensabilidade da inclusão de recursos didáticos diferenciados nas aulas de Ciências Naturais, que viabilizem um processo de ensino-aprendizagem investigativo, principalmente com relação ao nível Fundamental, pois, é inegável que ainda impera em nossas Instituições um ensino de Ciências descritivo, descontextualizado e baseado na transmissão de informações, distanciando os alunos das atuais propostas que envolvem uma educação científica, com foco no senso crítico e que proporcione condições necessárias para a vivência cotidiana. O foco desse trabalho é demonstrar as potencialidades das práticas de ensino centradas em metodologias ativas, em especial na utilização de um aquário como material didático, partindo da observação dos fenômenos cotidianos em direção aos saberes escolares, sendo, portanto, um importante meio de estimular a curiosidade do aluno, ampliando e aprofundando seus conhecimentos.

Palavras chave: Ensino de Ciências; Metodologias Ativas; Aquário.

 

Abstract: The present work aims to discuss the indispensability of the inclusion of differentiated didactic resources in the Natural Sciences classes, which enable a process of investigative teaching-learning, especially in relation to the Fundamental level, since it is undeniable that a Science teaching still prevails in our Institutions. descriptive, decontextualized and based on the transmission of information, distancing the students from the current proposals that involve a scientific education, focusing on the critical sense and providing the necessary conditions for daily living. The focus of this work is to demonstrate the potentialities of teaching practices focused on active methodologies, especially in the use of an aquarium as didactic material, starting from the observation of everyday phenomena towards the school knowledge, being, therefore, an important way to stimulate the student's curiosity, broadening and deepening their knowledge.

Keywords: Science Teaching; Active; Methodology. Aquarium.


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