A retenção do conhecimento de oficiais superiores da reserva da polícia militar do estado de Minas Gerais: um estudo exploratório

Giovanna Alexia Meireles, Naedson Rosa, Luan Augusto Alves Garcia

Resumo


O estudo objetiva analisar o tema do conhecimento no quadro de recursos humanos da Polícia Militar de Minas Gerais, especificamente o conhecimento que é produzido por indivíduos dessa instituição e não é retido por ela quando seus componentes já são oficiais superiores e se retiram para a reserva. Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, em que foram realizadas entrevistas com oficiais superiores da reserva. Os resultados apontam sugestões de estratégias para que o conhecimento do oficial superior não se perca. Ademais, os laços que unem os oficiais à corporação garante o interesse dos oficiais superiores da reserva em participar da gestão do conhecimento da PMMG e que estimula os atuais oficiais da PM a fazerem o mesmo. Assim, os indivíduos que compõem a organização estabelecem relações fortes com a instituição, assim como é forte o significado do trabalho em suas vidas, sendo que os vínculos com a organização preservam sua identidade.


Palavras-chave


Gestão do Conhecimento, Polícia Militar, Conhecimento Tácito e Explícito

Texto completo:

PDF

Referências


ANTONELLO, Cláudia S. A metamorfose da aprendizagem organizacional: uma revisão crítica. In: RUAS, R. et al. (org.) Aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2004.

DE MARCO FILHO, Luiz. História Militar da PMMG. 6. ed. rev. e aum. Belo Horizonte: Academia de Polícia Militar da PMMG, 1999.

FIGUEIREDO, S. P. Gestão do Conhecimento: estratégias competitivas para a criação e mobilização do conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 2005.

KIM, D. H. O elo entre a aprendizagem individual e a aprendizagem organizacional. In: KLEIN, D. A. (org). A gestão estratégica do capital intelectual: recursos para a economia baseada em conhecimento. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998, p. 61-92.

MASLOW, A. H. A theory of human motivation. Psychological Review, July 1943, apud MAXIMIANO, A. C. Teoria Geral da Administração da escola científica à competitividade na economia globalizada. 2a edição, São Paulo: Atlas, 2000.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. The knowledge creating company: how Japanese companies creak the dynamics of innovation. Oxford Blackwell, 1995.

SANTOS, M. A. A formação básica do policial militar de Minas Gerais: as especificidades do ensino militar em relação à educação profissional de nível técnico. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro - Escola do Governo, 2000.

TEIXEIRA FILHO, J. Gerenciando conhecimento. Rio de Janeiro: SENAC, 2000.

VIEIRA, Adriane. Cultura, poder e identidade nas organizações. Revista da FEAD-Minas, Belo Horizonte, v. 1, n.1, p. 61-75, jan./jun. 2004.

VIEIRA, Adriane; GARCIA, Fernando C. A gestão do conhecimento na fábrica automotiva automatizada: novas formas de selecionar e formar os trabalhadores. In: II ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DO TRABALHO – ABET, 24 a 26 de outubro de 2001, Salvador/Ba.




Direitos autorais 2019 Revista Saberes Acadêmicos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.