A didática e a formação profissional docente//Teaching and teaching professional training

Magda Lucia Vilas-Boas

Resumo


O presente artigo tem por objetivo apresentar uma visão histórica da Didática na formação do professor e suas influências e relações na ação pedagógica como prática social, especificando o aluno alvo: adultos, sejam em universidades, Educação de Jovens e adultos ou alunos que são profissionais de empresas e outras instituições. Conclui-se que, ainda, há fragmentação do conhecimento nas práticas pedagógicas escolares. Mesmo existindo tendências pedagógicas bem elaboradas, há a discrepância entre os conceitos e pressupostos. Os cursos de formação de professores não estão adequados para formação docente para o século XXI, na variedade de tendências pedagógicas.  

Palavras chave: Andragogia; Formação do Professor; Emancipação Social.

 

This article aims to present a historical view of Didactics in teacher education and its influences and relationships on pedagogical action as social practice, specifying the target student: adults, whether in universities, Youth and Adult Education or students who are professionals of companies and other institutions. It is concluded that there is still fragmentation of knowledge in school pedagogical practices. Even with well-elaborated pedagogical tendencies, there is a discrepancy between concepts and assumptions. Teacher training courses are not suitable for 21st century teacher education in the variety of pedagogical trends.

Keywords: Andragogy; Teacher Training; Social Emancipation.


Palavras-chave


Andragogia; Formação do Professor; Emancipação Social.

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