Depressão infantil: implicações no uso de estratégias de aprendizagem cognitivas e metacognitivas//Depression in children: implications in the use of cognitive and metacognitive learning strategies

Miriam Cruvinel, Evely Boruchovitch

Resumo


O objetivo do presente estudo é avaliar o relato de uso de estratégias de aprendizagem de crianças com e sem sintomas de depressão. Trata-se de estudo descritivo, de abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 54 alunos do 3.º e 4.º anos do ensino fundamental, 27 com sintomas depressivos (G1) e 27 sem sintomatologia (G2). Os dados foram coletados mediante o Inventário de Depressão Infantil e a Self-Regulated Learning Interview Schedule. Os resultados indicaram que os dois grupos empregavam estratégias de aprendizagem cognitivas e metacognitivas. As crianças sem sintomatologia depressiva reportaram monitorar mais sua aprendizagem, sua atenção, pensamento e comportamento do que as com sintomas depressivos, que, por sua vez, parecem ter mais dificuldades em seus processos autorregulatórios relacionados à aprendizagem. Os dados são discutidos em termos de suas implicações psicoeducacionais e da importância de fortalecer a aprendizagem estratégica, a metacognição e a aprendizagem autorregulada, sobretudo daqueles que apresentam sintomatologia depressiva.    

Palavras chave: Ensino Fundamental e Médio; Depressão; Metacognição.

 

The objective of this study is to evaluate the use of learning strategies of children with and without symptoms of depression. This is a descriptive study, with a quantitative approach. The sample consisted of 54 3rd and 4th grade students, 27 with depressive symptoms (G1) and 27 without symptoms (G2).  Data were collected through the Child Depression Inventory and the Self-Regulated Learning Interview Schedule. The results indicated that both groups employed cognitive and metacognitive learning strategies. Children without depressive symptoms reported more monitoring of their learning, attention, thinking, and behavior than those with depressive symptoms, who in turn seem to have more difficulties in their self-regulatory learning processes. Data are discussed in terms of their psychosoeducational implications and the importance of strengthening strategic learning, metacognition and self-regulated learning, especially for those with depressive symptoms. 

Keywords: Primary and Secondary Education; Depression; Metacognition.


Texto completo:

PDF

Referências


AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais - DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2013.

BAPTISTA, M. N; LIMA, R. F. D. E; CAPOVILLA, A. G. S.; MELO, L. L. Sintomatologia depressiva, atenção sustentada e desempenho escolar em estudantes do ensino médio. Psicol. Esc. Educ., Perdizes, v. 10, n. 1, p. 99-108, 2006.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1991.

BERNARAS, E; JAUREGUIZAR, J.; GARAIGORDOBIL, M. Child and adolescent depression: a review of theories, assessment tools, prevention programs and treatments. Front. Psychol., Switzerland, v. 10, p. 543, 2019.

BORUCHOVITCH, E. A identificação e o estudo das variáveis associadas ao fracasso escolar brasileiro. Projeto de pesquisa realizado na qualidade de bolsista de recém-doutor do CNPq. Faculdade de Educação, Departamento de Psicologia Educacional, Universidade de Campinas, 1995.

BORUCHOVITCH, E.; SANTOS, A. A. A. Estudos psicométricos da escala de estratégias de aprendizagem para estudantes universitários. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 25, n. 60, p. 19-27, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-43272560201504. Acesso em: 13 out. 2020.

BZUNECK J. Á. Emoções acadêmicas, autorregulação e seu impacto sobre motivação e aprendizagem. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 20, n. 4, p. 1059-1075, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8650251. Acesso em: 13 out. 2020.

COSTA, E. R. Estratégias de aprendizagem e a ansiedade de alunos do ensino fundamental: Implicações para a prática educacional. 2000. 151f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação) – Universidade de Campinas (Unicamp), Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2000.

CRUVINEL, M.; BORUCHOVITCH, E. Compreendendo a depressão infantil. Petrópolis: Vozes, 2020. 3 reimpressão.

DARROZ, L. M.; TREVISAN, T. L.; ROSA, C. T. W. Estratégias de aprendizagem: caminhos para o sucesso escolar. Amazonia: Revista de Educação em Ciencias e Matemáticas, Belém, v. 14, n. 29, p. 93-109, 2018.

DEMBO, M. H. Applying educational psychology. 5. ed. Nova York: Longman, 1994.

DIAS, L.; BORUCHOVITCH, E. Estratégias de aprendizagem autorregulada e formação inicial de professores de Geografia: uma revisão sistemática de literatura. Revista de Educação PUC, Campinas, v. 25, p. 1-16, 2020.

FAVRE, T.; HUGHES, C.; EMSLIE, G.; STAVINOHA, P.; KENNARD, B.; CARMODY, T. Executive functioning in children and adolescents with major depressive disorder. Child Neuropsychology, Lisse, v. 15, n. 1, p. 85-98, 2009.

FLAVELL, J. H. Metacognition and cognitive monitoring: A new area of cognitive-developmental inquiry. American Psychologist, Washington, v. 34, p. 906-911, 1979.

GAO, R; ADESMAN, A. Disparities in Prevalence and Treatment of Mental Health Disorders in Children. JAMA Pediatr., Chicago, v. 173, n. 8, p. 799–800, 2019. Disponível em: https://doi: 10.1001 / jamapediatrics.2019.1623. Acesso em: 13 out. 2020.

GOMES, L. P.; BARONE, E.; ALBORNOZ, A. C. G.; BORSA, J. C. Inventário de depressão infantil (CDI): uma revisão de artigos científicos brasileiros. Contextos Clínicos, São Leopoldo, v. 6, n. 2, p. 95-105, 2013.

GOOD, T. L.; BROPHY, J. E. Educational psychology: a realistic approach. White Plains, New York: Longman, 1986.

KOVACS, M. Children Depression Inventory CDI: Manual. New York: Multi-Health Systems, 1992.

LIMA, M. O. F. F.; MOSMANN, L. K. S. C. P. Instrumentos de avaliação da depressão infantil: revisão integrativa da literatura. Rev. Brasileira Psicoterapia, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 53-69, 2020.

MAMMARELLA, I. C.; GHISI, M.; BOMBA, M.; BOTTESI, G.; CAVIOLA, S.; BROGGI, F. Anxiety and Depression in children with Nonverbal Learning Disabilities, Reading Disabilities or Typical Development. J Learn Disabil., Chicago, v. 47, n. 6, p. 1-10, 2016.

MCCOMBS, B. L. Historical review of learning strategies research: strategies for the whole learner - A tribute to Claire Ellen Weinstein and early researchers of this topic. Frontiers in Education, Switzerland, v. 2, p. 6-12, 2017. Disponível em: https://doi:10.3389/feduc.2017.00006. Acesso em: 13 out. 2020.

MCCOMBS, M. W. J.; PINTRICH, P. R. L.; YI-CHANG, S. D. A. Teaching and Learning in College Classrom: a review of research literature. 2. ed. 1990. Ann Arbor: University of Michigan, 1990. National Center for Research in Postsecondary Teaching and Learning.

METSALA, J. L.; GALWAY, T. M.; ISHAIK, G.; BARTON, V. E. Emotion knowledge, emotion regulation, and psychosocial adjustment in children with nonverbal learning disabilities. Child Neuropsychol., Lisse, v. 23, n. 5, p. 609-629, 2017. Disponível em: https://doi: 10.1080/09297049.2016.1205012. Acesso em: 13 out. 2020.

OLIVEIRA, K. L.; OLIVEIRA, G. T.; INÁCIO, A. L. M.; BELUCE, A. C.; OLIVEIRA, M. F. C.; ROSSETI, R. R. Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental paranaense: mapeando diferenças entre anos escolares. Argumentos Pró-Educação, Pouso Alegre, v. 5, p. 1-25, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.24280/10.24280. Acesso em: 13 out. 2020.

PEKRUM, R. Control-value theory: a social cognitive approach. In: LIEM, G. A. D.; MCINERNEY, D. M. (Eds). Big theories revisited, 2018. v. 2, p. 165-192

POZO, J. I. Estratégias de Aprendizagem. In: COLL, J.; PALÁCIOS, A. M. (org.) Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da Educação. Porto Alegre, Artes médicas, 1996. v. 2, 176-197.

STRINGHER, C.; DARIS, C.; SCROCCA, F. La concepción de Aprender a Aprender en Brasil e Italia: una exploración cualitativo-comparativa. Aula Abierta, Oviedo, v. 49, n. 3, p. 293-300, 2020.

VISSER, L.; KALMAR, J.; LINKERSDÖRFER, J.; GÖRGEN, R.; ROTHE, J.; HASSELHORN, M. et al. Comorbidades entre distúrbios de aprendizagem específicos e psicopatologia em crianças do ensino fundamental na Alemanha. Front Psychiatry, Switzerland, v. 11, p. 292, 2020. Disponível em: https://doi: 10.3389/fpsyt.2020.00292. Acesso em: 13 out. 2020.

WEINSTEIN, C. E,; ACEE, T. W. Study and Learning Strategies. Handbook of College Reading and Study Strategy Research. Routledge, [S.l.], v. 3, p. 227-238, 2018.

WEINSTEIN, C. E.; MAYER, R. E. The teaching of learning strategies. In: WITTROCK, M. (org.) Handbook of research on teaching. New York: Macmillan, 1985. p. 315-327.




Direitos autorais 2020 Revista Saberes Acadêmicos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.