Análise da valorização profissional e social dos educadores físicos em escolas da rede pública de uma cidade do Triângulo Mineiro//Analysis of the professional and social valuation of physical educators in schools in the public network of a city of the Triangulo Mineiro
Resumo
O presente trabalho objetivou entender quais os principais motivos apontados pelos professores para a baixa valorização da docência na Educação Física, considerando a rede pública de ensino. Pretendeu-se caracterizar sócio demograficamente os professores, principalmente em uma cidade do Triângulo Mineiro-MG por meio de dados obtidos em um questionário e especificar os principais motivos da desvalorização social e profissional na atualidade. Buscou-se, por meio de uma amostragem realizada a partir de um questionário feito de forma online (utilizando o Google Forms) de acordo com a disponibilidade dos entrevistados. Entendeu-se os vários motivos que fazem com que o professor de Educação Física se sinta desvalorizado perante a sociedade em geral. Verificou-se que a valorização de profissionais da área da Educação Física é diferenciada em relação às outras disciplinas. Ficou evidente que é preciso uma mudança de postura diante da instituição escolar e do professor em relação a esse fato, sendo que tal mudança trará benefícios referentes à valorização tanto da Educação Física escolar, quanto do docente. É necessário colocar em prática o que aprendeu na universidade e investir em cursos de formação continuada, demonstrando a importância da Educação Física escolar.
Palavras chave: Educação Física; Desvalorização; Docência; Formação.
This study aimed to understand the main reasons cited by teachers for the low valuation of teaching in Physical Education, considering the public school system. It was intended to characterize demographically the education teachers, mainly in a city in the Triângulo Mineiro-MG by means of data obtained in a questionnaire and to specify the main reasons for the social and professional devaluation nowadays. It was sought, through a sampling carried out from a questionnaire done online (using Google Forms) according to the availability of the interviewees. It was understood the various reasons that make the Physical Education teacher feel devalued before society in general. It was found that the valorization of professionals in the area of Physical Education is differentiated in relation to other disciplines. It was evident that a change in attitude towards the school institution and the teacher in relation to this fact is necessary, and such a change will bring benefits regarding the valorization of both physical education at school and the teacher. It is necessary to put into practice what you have learned at the university and invest in continuing education courses, demonstrating the importance of school Physical Education.
Keywords: Physical Education; Devaluation; Teaching; Formation.
Texto completo:
PDFReferências
AAKER, D.; KUMAR, V. & DAY, G. Marketing research. John Wiley & Sons, Inc. 1995.
BERNARD, H. R. Research methods in anthropology: qualitative and quantitative approaches. Lanham, MD: AltaMira Press, 2005.
BETTI, I.C.R. O prazer em aulas de Educação Física Escolar: a perspectiva discente. 1992. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, 1992.
BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.
BOTH, J. Bem-estar do trabalhador docente em Educação Física da Região Sul do Brasil. 2011. 248 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2011.
BRASIL. Legislação sobre direitos autorais. 1998. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=69724. Acesso em: 24 set. 2020.
CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre internet, negócios e sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.
CAVALARO, A. G., MULLER, V. R. Educação Física na Educação Infantil: Uma Realidade Almejada. Educar, Curitiba, n. 34, p. 241-250, 2009.
FLECK, L. Gênese e Desenvolvimento de um Fato Científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.
FORTES, M. R; ARAÚJO, H.A.; ARAÚJO, E.A.; FURTADO, L.T. Planejamento na prática dos professores: entre a formação e as experiências vividas. Revista Internacional de formação de professores, Itapetininga, v. 3, n. 2, p. 315-324, 2018. Disponível em: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/1269. Acesso em: 24 set. 2020.
FUNDAÇÃO TELEFÔNICA VIVO. 80% dos docentes da educação básica brasileira são mulheres. 2018. Disponível em: http://fundacaotelefonicavivo.org.br/noticias/80-dos-docentes-da-educacao-basica-brasileira-sao-mulheres/. Acesso em: 16 out. 2020.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002
GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
IBGE. Estatísticas Sociais. 2013. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/26195-registro-civil-2018-casamentos-entre-pessoas-do-mesmo-sexo-aumentam-61-7-em-um-ano. Acesso em: 19 out. 2020.
KINNEAR, T. C.; TAYLOR, J. R. Marketing research: an applied aproach. Mc Graw Hill. 1979.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1991.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos.2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1985.
LOCKE, E. A. What is job satisfaction? Organizational Behaviour and Human Performance, [S.l.], v. 4, n. 4, p. 309-336, 1969.
MACHADO, D.C.; SILVA, A. F. Um indicador de não satisfação no trabalho e a mobilidade do mercado de trabalho: um estudo para homens e mulheres. Nova econ., Belo Horizonte, v.24, n. 1, p.123-140,2014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-63512014000100123. Acesso em: 19 out. 2020.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
NILAN, P. Teachers’ work and schooling in Bali. International Review of Education, [S.l.], v. 49,n. 6, p. 563-584, 2003.
RANGEL-BETTI, I. C. R. O prazer em aulas de educação física escolar: a perspectiva discente. 1992. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação Física, Universidade de Campinas, Campinas.
SAVIANI, D. A nova lei da educação – LDB: trajetória, limites e perspectivas. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1989.
SHULMAN, L. Knowledge and teaching: foundations of the new reform (1987). In: SHULMAN, L. (Org.).The wisdom of practice: essays on teaching and learning to teach. San Francisco: Jossey-Bass, 2004.p. 250-252.
WITTER, G.P. Prólogo. In: LIPP, M.N. (Org.). O stress do professor. Campinas: Papirus, 2002.p.9-10.
Direitos autorais 2020 Revista Saberes Acadêmicos

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.