Avaliação do estado de humor de adolescente durante a pandemia da covid-19 com intervenção aguda da educação física escolar: um estudo de caso//Assessment of the state of humor of adolescents during the covid-19 pandemic with acute intervention in school physucal education: a case study

Janaina Ferreira de Camargos, Leonardo de Oliveira e Silva

Resumo


A Pandemia da COVID-19 que assolou o mundo, levou ao isolamento social. Estudiosos vislumbram que a falta de relacionamento interpessoal poderá trazer futuros transtornos emocionais a esta população de adolescentes. Medidas psicométricas, se mostram como parâmetros consideráveis para avaliar tais alterações. Um dos instrumentos psicológicos que tem sido eficaz em detectar sinais que a antecedem é o BRUMS. O presente estudo objetivou avaliar o estado de humor de uma adolescente nas condições antes da pratica de exercício físico (Pré), imediatamente após (Pós 1), doze horas após (Pós 2) e vinte e quatro horas após (Pós 3). Foi orientada de forma remota contendo dois blocos um programa de exercícios físicos, três em cada com duas séries por exercício. Perfil antropométrico foi mensurado. Evidenciou-se redução nos parâmetros de tensão, raiva, fadiga, depressão e confusão, mesmo vinte e quatro horas após a intervenção. O vigor demonstrou-se maior em relação a Fase Pré: Fase Pós 1 (+ 700%), Fase Pós 2 (+ 750%) e Fase Pós 3 (+ 800%). Conclui-se que uma intervenção aguda de exercício físico pode melhora os índices emocionais em adolescente por até vinte e quatro horas após.

Palavras chave: Adolescente; COVID-19; Educação Física Escolar; Estado de Humor; BRUMS.

 

The COVID-19 pandemic that has plagued the world has led to social isolation. Scholars envision that the lack of interpersonal relationships may bring future emotonal relatonships may bring future emotional disorders to this population of adolescentes. Psychometric measures are shown as considerable parameters to assess such changes. One os the psychological instruments that has been effective in detecting signs that precede it is BRUMS. Therefore, our work aimes to assess the mood of a teenager in the conditions before the practice of physical exercise (Pre), immediately after (Post 1), twelve hours after (Post 2) and twenty-four hours after (Post 3). A physical exercise program was conducted remotely with two blocks, three in each with two stes per exercise. Anthropometric profile was measures. There was a reduction in the parameters of tension, anger, fatigue, depression and confusion, even twenty-four hours after the intervention. The vigor was shown to be greater in relation to the Pre Phase: Post 1 Phase (+ 700 %), Post 2 Phase (+ 750%) ande Post 3 Phase (+ 800%). We can conclude that na acute exercise intervention can improve the emotional indexes in teenager for up to twenty-four hours afterwards.

Keywords: Teenager; COVID-19; School Physical Education; Mood State; BRUMS.


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