Ensino superior: Cursos tecnológicos sua função social e sustentável

Mauro Lúcio Barbosa Cazarotti

Resumo


Os Cursos Superiores Tecnológicos exercem papel fundamental na vida moderna. Na educação, uma das preocupações é a Responsabilidade Social. Este artigo pretende elucidar a discussão na relação entre a Educação Tecnológica e a Função social e Sustentabilidade como responsabilidade social. Abordando conceitos como educação superior, responsabilidade social, função social e sustentável, procura-se conhecer a preocupação em entender a função social dos cursos superiores de tecnologia para a educação no Brasil e sua aplicação nas instituições de ensino país afora. O referencial teórico aporta-se em Ramalho (2002), Neves (2007); e outros. Através de um estudo bibliográfico e metodológico, baseando-se ainda na análise de teses sobre o assunto relacionado, teses, dissertações, e autores que discutem educação no Brasil. Observou-se que as Instituições de Ensino Superior assumem a função pública da Educação Superior, que não deve restringir-se à capacitação técnica e qualificação de profissionais para o mercado, mas atender às necessidades da sociedade.

Palavras-chave


Cursos Superiores Tecnológicos (CST); Ensino Tecnológico; Função Social.

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