Brincar: componente pedagógico da prática psicomotora

Flávio Sampaio de Almeida, Helenice Maria Tavares, Marilane Santos

Resumo


Pode a psicomotricidade assessorar no trabalho dos profissionais da educação infantil utilizando do brincar como instrumento essencial para o conhecimento de si mesmo e do espaço, garantindo os pré requisitos para as aprendizagens cognitivas? O objetivo deste trabalho é mostrar que a psicomotricidade pode atuar como pré-requisito, condições mínimas, mas necessárias a uma aprendizagem significativa no contexto da educação infantil, tendo como base o brincar, pois é através do brincar que a criança se aproxima do grupo trazendo este para perto de si mesmo. Mediante pesquisa bibliográfica, podemos considerar que o trabalho com a psicomotricidade é extremamente relevante na Educação infantil, pois é mediante esta proposta que a criança começa a ter um conhecimento sobre seu corpo, suas possibilidades de movimentos e controle dos mesmos, conscientizando-se de suas posturas e gestos, explorando o mundo que a rodeia, estabelecendo relações com os outros e com os objetos.


Palavras-chave


Psicomotricidade. Educação Infantil. Brincar. Aprendizagem

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação e Deposto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 4024/61, Brasília: MEC/SEF, 1961.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília: MEC/SEF, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referência Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF,1998 .

FERREIRA, Idalina L.; CALDAS, Sarah P. S. Atividades na Pré-escola. São Paulo: Saraiva, 1992.

LAPIERRE, André. A educação psicomotora na escola maternal: uma experiência com os pequeninos. Tradução Ligia Elizabeth Henk. São Paulo: Manole, 1986.

LAKATOS, Maria de Andrade; MARCONI, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientifica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LE BOULCH, Jean. O desenvolvimento psicomotor - do nascimento até 6 anos. Porto Alegre: Artmed, 1984.

LEVIN, E. A Clínica psicomotora: O corpo na linguagem. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

MELLO, Alexandre M. Psicomotricidade, Educação Fisica, Jogos Infantis. São Paulo: Ibrasa, 1983.

NEGRINE, Airton da Silva. Aprendizagem e desenvolvimento infantil: Psicomotricidade, alternativas pedagógicas. Porto Alegre: Prodil, 1995.

OLIVEIRA, Z. R. Os primeiros passos da história da educação infantil no Brasil. In: OLIVEIRA, Z. R. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Vozes, 2002. p. 91 - 103.

SÁNCHEZ, Pilar Arnaiz; MARTINEZ, Marta Radabán; PEÑALVER, Iolanda Vives. A psicomotricidade na educação infantil: uma prática preventiva e educativa. Porto Alegre: Artmed, 2003.

SILVA FILHO, Gerson, C. Aspectos Ligados à construção do Esquema Corporal em Crianças. Revista Sprint Body Science. Jan./ Fev. 2001.

SBP. Sociedade Brasileira de Psicomotricidade. 1999. Disponível em: Acesso em: 02 fev. 2004.




Direitos autorais 2019 Revista Saberes Acadêmicos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.