A transferência de conhecimento: Universidade um sistema dinâmico e complexo na Argentina e no Brasil

Eliana Cristina Rosa

Resumo


As instituições educativas têm como objetivo institucional; a avaliação e a gestão, desta forma as universidades apresentam uma análise coletiva dos resultados alcançados para a tomada de decisões em relação as medidas necessárias para solucionar as deficiências, com o processo de governar ou mesmo administrar estas instituições. Descrever a construção do conhecimento, e como está sendo transmitido, se torna relevante, na medida em que esse conhecimento possui capacidade de transformação; com o olhar entre a Argentina e o Brasil. Trata-se de uma pesquisa documental, exploratória e qualitativa, com o objetivo geral de conhecer e compreender como se realiza a difusão do conhecimento, e as contribuições culturais e cientificas, do passado e da atualidade, com o indicativo para novas pesquisas neste universo educacional e cientifico.

Palavras-chave


Governo; Universidade; Poder

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, E. National systems of innovation and non-OCED countries: notes about a rudimentary and tentative “tipology”. Brazilian Journal of Political Economy, v. 19, n. 4 (76), p. 35-52, 1999.

COHEN, W.; NELSON, R; WALSH, J. Links and impacts: the influence of public R&Don industrial research. Management Science, v. 48, n. 1, p. 1-23, 2002.

DE CASTRO, Priscila Gomes; TEIXEIRA, André Luiz da Silva; DE LIMA, João Eustáquio. A relação entre os canais de transferência de conhecimento das Universidades/IPPS e o desempenho inovativo das firmas no Brasil. Revista Brasileira de Inovação, [S.l.], v. 13, n. 2 jul/dez, p. 345-370, apr. 2014. ISSN 2178-2822.

Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 2017.

ESTÉBANEZ, M. E. KORSUNSKY, L. Medición de actividades de vinculación y transferencia de conocimientos científicos y tecnológicos. Acerca del concepto de transferencia en el análisis de la relación ciencia, tecnología y sociedad.2004.

JOSEPH, K. J.; ABRAHAM, V. University-industry interactions and innovation in India:patterns, determinants, and effects in select industries. Seoul Journal of Economics, v. 22, n.4, p. 467-498, 2009.

KLEVORICK, A.; LEVIN, R.; NELSON, R.; WINTER, S. On the sources and significance of inter-industry differences in technological opportunities. Research Policy, v. 24, n.2, p. 185-205, 1995.

LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina. Andrade. Fundamentos de metodologia científica.3.ed. ver. e ampl. São Paulo: Atlas, 1991. p.270.

NARIN, F.; HAMILTON, K. S.; OLIVASTRO, D. The increasing linkage between US

technology and public science. Research Policy, v. 26, n. 3, p. 317-330, 1997.

NELSON, R.; ROSENBERG, N. Technical innovation and national systems In: NELSON,R. (Ed.). National Innovation Systems: a comparative analysis. New York: Oxford University Press, 1993, p. 3-21.

PORTO, G. S.; KANNEBLEY JR., S.; SELAN, B.; BARONI, J. P. M. T. Rede de interações universidade-empresa no Brasil: uma análise de redes sociais. Revista de Economia (UFPR), v. 37, n. especial, p. 49-82, 2011.

RODRIGUES, WillianCosta.MetodologiaCientifica.FAETEC/IST.Paracambi.2007.p.2.

ROSA, Eliana Cristina. SAÚDE, Maria Isabel Moreira. Telecentros Comunitários e Qualidade de Vida. Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba MG.2008.

TOSCANO, S.G.R.SILVA, D.J.V. A questão do conhecimento e da verdade em Michel Foucault: uma leitura a partir do perspectivismo. ÁGORA

FILOSÓFICA. Ano 15, n. 1, jan./jun.p. 195,2015 .

UNOESC. Metodologia Científica: Educação a Distância / (coord.) Ardinete Rover. Joaçaba: Unoesc, 2006. p.103. (Material didático). Disponível em: www.unoesc.edu.br.acesso Acesso em: 12/05/2015.




Direitos autorais 2019 Revista Saberes Acadêmicos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.