Educação Física Adaptada na Equoterapia

Lorena Carvalho Rodrigues, Luan Augusto Alves Garcia, Valéria Silva Monteiro

Resumo


O presente estudo é de caráter bibliográfico com o objetivo de compreender as indicações dos autores sobre equoterapia e a importância do profissional da Educação Física e as aulas de Educação Física Adaptada nesta prática. A sua busca foi realizada no Google Acadêmico e nas bases do site Scielo, e também buscas na Biblioteca Virtual em Saúde. Inicialmente fez-se uma abordagem sobre a equoterapia. Em seguida uma busca específica sobre a história da Educação Física, evoluindo para a relação da equoterapia e o profissional da Educação Física. Neste estudo ficou evidente a importância do profissional de Educação Física na equoterapia, visto que ele é ferramenta necessária, dentro da equipe multidisciplinar, o profissional de Educação Física nos atendimentos de equoterapia e as aulas de educação física adaptada são ferramentas de aprimoramento da parte de reabilitação e educação do indivíduo. Através da utilização dos instrumentos pedagógicos favorecendo assim novos aprendizados.


Palavras-chave


Educação Física e Treinamento; Terapia Assistida por Cavalos; Pessoas com Deficiência

Texto completo:

PDF

Referências


ANDE-BRASIL. Associação Nacional de Equoterapia. Curso básico em extensão em equoterapia. Resumos. ANDE-Brasil: Brasília, 1951.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EQUOTERAPIA. Curso básico de equoterapia. Brasília, DF, 2004.

BRASIL. Projeto de Lei nº 4.761-B, de 2 de julho de 2015. Dispõe sobre a prática de equoterapia; tendo parecer da Comissão de Seguridade Social e Família, pela aprovação, com substitutivo. Brasília, 27 nov. 2012.

ECKERT, D. Equoterapia como recurso terapêutico: análise eletromiográfica dos músculos retodo abdômen e paravertebral durante a equoterapia. 2013. 57 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento, Centro Universitário Univates, Lajeado, 2013.

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2005.

LERMONTOV, T. Psicomotricidade na equoterapia. Aparecida: Idéias e Letras, 2004.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do Trabalho científico. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MEDEIROS, M.; DIAS, E. Equoterapia: bases e fundamentos. Rio de Janeiro: Revinter, 2002.

MEDEIROS, M.; DIAS, E. Equoterapia: noções elementares e aspectos neurocientíficos. Rio de Janeiro: Revinter, 2008.

MENEZES, W. C. D; SILVA, L. H.; DRIGO, A. J. A inserção do profissional de educação física no processo de reabilitação musculoesquelética: a visão dos responsáveis por estabelecimentos privados de Itabuna-BA. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Rio Claro, v.16, n4, p. 301-303, 2011.

MILAN, F. J.; SALLES, W. N.; RODRIGUES, L. B. S. Educação Física adaptada como perspectiva de inclusão: percepção de alunos sem deficiência na educação física escolar. Conexões: Educ. Fís. Esporte e Saúde, Campinas, v. 15, n. 4, p. 432-451, 2017.

MÜRMANN, C. V. E. et al. O papel da educação física na equoterapia: reflexões sobre as intervenções e possibilidades de ação no CMESAC/RS. Equoterapia em Foco, Santo Ângelo, v.1, n.1, p.34-45, 2011.

NEVES, M. S.; NEVES, M. S.; MENDES, R. R. O papel do profissional de Educação Física na Equoterapia: tratamento de crianças com transtorno do espectro autista. In: XVIII Encontro de iniciação científica e III mostra de extensão da UninCor, 2016, [s.l.]. Anais dos Encontros de Iniciação Científica da Universidade Vale do Rio Verde (UninCor). [s.l.]: Unincor, 2016. v. 6, p. 140.

NUNES, M. P; VOTRE, S. J; SANTOS, W. O profissional de educação física no Brasil: Desafios e perspectivas no mundo do trabalho. Revista Motriz. Rio Claro, v.18, n. 2, p. 280-290, 2012.

PRIETO, A. V. et al. A equoterapia na reabilitação de indivíduos com paralisia cerebral: uma revisão sistemática de ensaios clínicos. Cad. Bras. Ter. Ocup., São Carlos, v. 26, n. 1, p. 207-218, 2018.

SILVA, C. N. et al. Centro de equoterapia da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas em parceria com a Universidade de Cruz Alta: projetos de equoterapia e cinoterapia. Cataventos, Cruz alta, v. 10, n. 1, p. 178-189, 2018.

UZUM, A. L.L. Equoterapia: Aplicação em distúrbios do equilíbrio. São Paulo: Vetor.




Direitos autorais 2019 Revista Saberes Acadêmicos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.