Importância da Controladoria como ferramenta de gestão e as funções do Controller

Janaína Batista Rodrigues

Resumo


O presente estudo objetiva mostrar a importância da Controladoria como ferramenta de gestão, demonstrar a missão, a função o papel e a competência de um Controller em uma organização. A Controladoria é um setor de grande importância na gestão das empresas, ganha prestígio e utilidade na empresa por ter necessidade de controle em diversos setores e ter uma grande base de pesquisa das coletas de informações adequadas ao processo de decisão, garantindo a eficiência empresarial. A máxima eficiência deste profissional é fundamental para que o melhor desempenho seja alcançado tanto em curto quanto em longo prazo, tornando-se peça chave nos tempos atuais de grandes avanços empresarias, sendo um dos seus papéis diminuir gastos, traçar estratégias e planos importantes para o avanço da organização tudo dentro da Controladoria.


Palavras-chave


Controladoria; Controller; Gestão

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, L. B.; PARISI, C.; PEREIRA, C. A. In: CATELLI, A. (coord.) Controladoria: Uma abordagem da gestão econômica GECON. São Paulo: Atlas, 1999.

BEUREN, I. M. O papel da controladoria no processo de gestão. In: SCHMIDT, P. (Org) Controladoria agregando valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, 2002.

JÚNIOR, J. H.; SILVA, C. A. S. Controladoria Estratégica. São Paulo: Atlas, 2002.

KANITZ, S. C. Controladoria: teoria e estudo de casos. São Paulo: Pioneira, 1976.

OLIVEIRA, L. M.; PEREZ JR., J. H., SILVA, C. A. S. Controladoria Estratégica. 9. ed. São Paulo: Atlas 2017.

PADOVEZE, C. L. Controladoria Estratégica e Operacional: conceitos, estrutura, aplicação. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011. SEBRAE.

PADOVEZE, C. L. Controladoria Estratégica e Operacional. São Paulo: Thomson, 2003.

PIEVE, E. et al. A utilização da controladoria e os benefícios de um modelo de gestão: estudo de caso em uma empresa prestadora de serviços. Revista Contabilidade & Amazônia, Sinop, v. 3, n. 1, 2010. Disponível em: http://www.contabilidadeamazonia.com.br/artigos/artigo_66artigo_10.pdf. Acesso em 19 mai. 2019.

SIMAS, L. M. A Atuação da Controladoria na Prática das Organizações. 2009. Disponível http://www.sudamerica.edu.br/arquivos_internos/publicacoes/Leila.pdf. Acesso em: 20 jul. 2019.




Direitos autorais 2019 Revista Saberes Acadêmicos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.