O papel do líder na nova era de gestão de pessoas

Ana Carolina Alves Silva

Resumo


A mudança na estrutura organizacional tem sido impulsionada, cada vez mais, pela liderança e o papel que o líder exerce na ampliação das capacidades intelectuais dos agentes organizacionais com enfoque na implantação de um modelo ético, baseado em competências que contribui para enfrentar os desafios nesse novo cenário e o reposicionamento estratégico da gestão de pessoas. Diante disso, o presente artigo objetivou evidenciar as características necessárias para que o líder desempenhe, com clareza, o que será proposto nas empresas de forma a provocar reflexões sobre a evolução conceitual e suas várias dimensões, bem como dos modelos de gestão exigidos neste novo tempo, apontando o papel da liderança, por meio de seus comportamentos, em um processo de mudança, desenvolvimento e exteriorização de competências profissionais. Como principal resultado desse estudo, pode-se perceber que o papel do líder está alinhado com o processo de globalização, ampliando suas propensões na gestão de pessoas de forma que auxilie nas organizações em planos estratégicos que resultem em maior produtividade, satisfação com o clima organizacional e posicionamento diferenciado.


Palavras-chave


Líder; Competências; Gestão Estratégica

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