Professor de educação infantil: habilidades e competências na atualidade / Preschool teacher: currently ability and competence
Resumo
Palavras chave: Educação Infantil; Formação de Professores; Habilidades e Competências.
Abstract: This study proposes a discussion about the skills and competences needed by the preschool teacher, based on the needs and specificities of children from 0 to 5 years old. In addition, the study takes into account the changes in relation to its purpose and the demands of the new paradigms for this professional. Firstly, the definition of early childhood education is presented and a brief history of its emergence, some notes in the legislation, a comparison of the professional profile at the beginning and nowadays, some considerations about the Common National Curricular Base and finally, it is discussed the teacher's skills and competences today.
Keywords: Early Childhood Education; Teacher Training; Skills and Competences.
Texto completo:
PDFReferências
ALVES, Bruna Molisani Ferreira. Infâncias e educação infantil: aspectos históricos, legais e pedagógicos. Revistaleph, Niterói, n. 16, p.21-34, 2011. Disponível em: http://www.revistaleph.uff.br/index.php/REVISTALEPH/article/viewFile/272/204. Acesso em: 03 mai. 2019.
ALVES, Nancy Nonato de Lima. Amor à profissão, dedicação e o resto se aprende: significados da docência em educação infantil na ambiguidade entre a vocação e a profissionalização. Reunião Anual da Anped, Caxambu, v. 29, n. 7, p.1-17, 2006. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt07-2570.pdf. Acesso em: 14 mai. 2019.
AZEVEDO, Heloisa Helena; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Necessidades formativas de profissionais de educação infantil. 24ª reunião anual da ANPEd, 2001.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: MEC., 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 01 out. 2019.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 10 abr. 2019.
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília, 2010. Disponível em: https://ndi.ufsc.br/files/2012/02/Diretrizes-Curriculares-para-a-E-I.pdf. Acesso em: 10 jun. 2019.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. 2. ed. Brasília, jun. 2018. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/544283/lei_de_diretrizes_e_bases_2ed.pdf. Acesso em: 12 abr. 2019.
BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental, 1998. v. 1. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: 03 out. 2019.
CRAFT, Anna; SMITH, Alice Paige. O desenvolvimento da prática reflexiva na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2010.
GALVÃO, Afonso Celso Tanus; BRASIL, Ive. Desafios do ensino na Educação Infantil: perspectiva de professores. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 61, n. 1, p.73-83, 2009. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/arbp/v61n1/v61n1a08.pdf. Acesso em: 18 mai. 2019.
GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini; BORUCHOVITCH, Evely. O Estilo Motivacional do Professor e a Motivação Intrínseca dos Estudantes: Uma Perspectiva da Teoria da Autodeterminação. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p.143-150, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/prc/v17n2/22466.pdf. Acesso em: 23 jul. 2019.
MATOS, Marcela Moura. O lúdico na formação do educador: contribuições na educação infantil. Cairu em Revista, Salvador, v. 2, n. 2, p.133-142, 2013. Disponível em: https://www.cairu.br/revista/arquivos/artigos/2013_1/09_LUD_FOR_EDU_133_142.pdf. Acesso em: 18 jul. 2019.
NOVA ESCOLA. BNCC na prática: aprenda tudo sobre as competências gerais. 2019. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JQtb9x4pJtbXaRk9VxTBEbTQu7sHHSM8kVyCsTkfHwYgA8rdfAbFhJsQg5eh/guiabncccompetenciasgeraisnovaescola.pdf. Acesso em: 02 out. 2019.
OLIVEIRA, Joana Angélica Bernardo. Formação de Professores, Competências e Saberes Para Atividade Docente na Educação Infantil. Revista Ibero-americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 1, n. 1, p.113-122, 2006. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/436/316. Acesso em: 14 jun. 2019.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos. Campos de experiências: efetivando direitos e aprendizagens na educação infantil. São Paulo: Fundação Santillana, 2018. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1e3dmHgqhpQjdYXQioMtGsL6ljBZnChxG. Acesso em: 09 jun. 2019.
PORVIR. O que é ser um bom professor? 2018. Disponível em: http://porvir.org/o-que-e-ser-um-bom-professor/. Acesso em: 11 jul. 2019.
RADAELLI, Tania Maria. Competências e habilidades na prática pedagógica: necessidades e possibilidades. Revista Conversatio, Xaxim, v. 1, n. 1, p.45-59, 2016. Disponível em: http://revistaconversatio.com/edicao/01/artigo2.pdf. Acesso em: 03 jul. 2019.
Direitos autorais 2020 Revista Saberes Acadêmicos

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.