Professor de educação infantil: habilidades e competências na atualidade / Preschool teacher: currently ability and competence

Camila Martins Mota, Helena Maria de Almeida Mattos Martins dos Santos Ali

Resumo


Resumo: Este estudo propõe uma discussão acerca das habilidades e competências necessárias ao professor da Educação Infantil, pautada nas necessidade e especificidades de crianças de 0 a 5 anos. Além disto, o estudo, leva em conta as mudanças em relação à sua finalidade e às exigências dos novos paradigmas para este profissional. Primeiramente apresenta-se a definição da Educação Infantil e um breve histórico do seu surgimento, alguns apontamentos na legislação, um comparativo do perfil do profissional no princípio e na atualidade, algumas considerações acerca da Base Nacional Comum Curricular e por fim, discute-se as habilidades e competências do professor na atualidade.

Palavras chave: Educação Infantil; Formação de Professores; Habilidades e Competências.

 

Abstract: This study proposes a discussion about the skills and competences needed by the preschool teacher, based on the needs and specificities of children from 0 to 5 years old. In addition, the study takes into account the changes in relation to its purpose and the demands of the new paradigms for this professional. Firstly, the definition of early childhood education is presented and a brief history of its emergence, some notes in the legislation, a comparison of the professional profile at the beginning and nowadays, some considerations about the Common National Curricular Base and finally, it is discussed the teacher's skills and competences today.

Keywords: Early Childhood Education; Teacher Training; Skills and Competences.


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