Contribuições da recreação para a educação infantil / Contributions of recreation in child education

Carolina Oliveira Santos, Nilda Cristina de Carvalho

Resumo


Resumo: Entende-se por recreação a prática de atividades lúdicas que envolvem a espontaneidade, a liberdade de expressão, a criatividade, a alegria, o prazer de forma individual ou coletiva. A Recreação teve seu início no período primitivo e hoje, está presente do nosso dia-a-dia auxiliando em todo o desenvolvimento humano e principalmente no desenvolvimento da motricidade, lateralidade, a estruturação espacial, orientação temporal, percepção e amizade.  A recreação é uma atividade que permite mais liberdade em como, aonde e com quem pode ser realizada.  Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão literária de trabalhos que apontassem a importância da atividade recreativa no auxílio para o desenvolvimento dos alunos na educação infantil. Estudos demonstraram que através da prática de atividades recreativas as crianças apresentam melhoras no desenvolvimento motor, sócio afetivo e cognitivo. Apesar de ser um tema bastante desenvolvido entre estudiosos e acadêmicos, este não perde sua importância, pois serve de base para que profissionais experientes possam estar atualizando seu conhecimento e os novos profissionais tenham como base para iniciar sua vida profissional.

Palavras chave: Recreação; Escola; Aprendizagem; Desenvolvimento.

 

Abstract: Recreation is the practice of recreational activities that involve spontaneity, freedom of expression, creativity, joy, pleasure individually or collectively. Recreation had its beginning in the early period and today, it is present in our daily lives helping in all human development and especially in the development of motor skills, laterality, spatial structuring, temporal orientation, perception and friendship. Recreation is an activity that allows more freedom in how, where and with whom it can be performed. This study aimed to do a literary review of works that pointed out the importance of recreational activity in helping the development of students in early childhood education. Studies have shown that through the practice of recreational activities children have improvements in motor, social affective and cognitive development. Although it is a very developed theme among scholars and academics, it does not lose its importance, as it serves as a base for experienced professionals to be updating their knowledge and new professionals have as a basis to start their professional life.

Keywords: Recreation; School. Learning; Development.


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