Educação e aprendizagem em indivíduos com Síndrome de Down

Mauro Lucio Batista Cazarotti, Laís Paranaíba Frattari Ribeiro

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo identificar, a partir do referencial teórico existente sobre indivíduos com Síndrome de Down, os aspectos psicossociais relacionados à educação e seu processo de aprendizagem. Foi realizado um estudo de revisão bibliográfica e feito um levantamento nas áreas de interesse e posteriormente três entrevistas semi-estruturadas foram realizadas com mães de pessoas portadoras dessa deficiência. Foram encontradas semelhanças e diferenças quando comparadas com a literatura encontrada.


Palavras-chave


Síndrome de Down; Aspectos psicossociais; Aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


AMORIM, S. T. S. P.; MOREIRA, H.; CARRARO, T. E. Amamentação em crianças com Síndrome de Down: a percepção das mães sobre a atuação dos profissionais de saúde. Rev. Nutr., Campinas, v. 12, n. 1, 1999.

Buckley, S.J. e Bird, G. Meeting the educational needs of children with Down syndrome. Portsmouth: Sarah Duffen Centre/University of Portsmouth.1994.

CARSWELL, W. A. Estudo da assistência de enfermagem a crianças que apresentam Síndrome de Down. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 1, n. 2, 1993.

CASTELAO, T. B.; SCHIAVO, M. R.; JURBERG, P. Sexualidade da pessoa com Síndrome de Down. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 37, n. 1, 2003.

DECHICHI, C. Transformando a sala de aula em contexto promotor do desenvolvimento do aluno com deficiência mental. Tese de doutorado. PUC-SP. São Paulo, 2001.

HOLMES, D. S. Psicologia dos transtornos mentais/David S.Holmes; trad.Sandra Costa, 2 ed., Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MANCINI, M. C. et al. Comparação do desempenho funcional de crianças portadoras de Síndrome de Down e crianças com desenvolvimento normal aos 2 e 5 anos de idade. Arq. Neuro-Psiquiatr., São Paulo, v. 61, n. 2, 2003.

PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975

SILVA, M. F. M. C.; KLEINHANS, A. C. S. Processos cognitivos e plasticidade cerebral na Síndrome de Down. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 12, n. 1, 2006.

SILVA, N. L. P.; DESSEN, M. A. Crianças com Síndrome de Down e suas Interações Familiares. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 16, n. 3, p. 503-14, Brasília, 2003.

SILVA, R. N. A. A Educação Especial da criança com Síndrome de Down. 2002. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro, 2002.

SILVA, N.L.P; DESSEN, M.A. Síndrome de Down: etiologia, caracterização e impacto na família. Revista Interação em Psicologia. Jul/Dez, p.167-176. 2002.

WERNECK, C. Ninguém mais vai ser bonzinho na sociedade inclusiva. Revista Gente Especial, Rio de Janeiro, v.1, n. 1, 1998.




Direitos autorais 2019 Revista Saberes Acadêmicos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.