Estética Organizacional: o cognitivo e sua aplicabilidade nas organizações
Resumo
O mundo está cercado de fatores estéticos capazes de estimular as percepções sensoriais humanas e por meio desses estímulos o homem se percebe e percebe o mundo. E, assim, o faz também nas organizações. Com isso, buscar discutir e conhecer de modo às pessoas são afetadas por estes ambientes e como eles interferem ou não em fatores como produtividade, motivação e os resultados para a empresa. Contudo, a análise convencional das organizações tem ocorrido segundo a tradição lógico-racional, que ignora a estética na vida organizacional. Nesse sentido, a abordagem da estética organizacional tem como objetivo descrever como se processa a relação de percepção por meio dos órgãos sensoriais no ambiente organizacional e seus impactos nas relações de trabalho. Desta forma, se propõe uma discussão sobre as concepções de estética organizacional, sua validade na vida organizacional e como ela se mostra presente nas estruturas organizacionais. Nesse ínterim, pretende-se discutir também, a mediação do comportamento face aos estímulos à percepção sensorial em que alguns objetos atraem o individuo e outros repelem, causando, portanto, prazer ou desprazer. Nessa perspectiva, ressalta-se que uma organização depende de uma imagem que lhe permita apreender seu processo de sentido de existir e é desta forma que se aplica o entendimento da condição emblemática dos signos, símbolos e simbolismo da e na vida organizacional.
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