A noção de fronteira e a construção do saber

Lívia Maria de Oliveira

Resumo


O ambiente acadêmico é um lugar cujos limites são institucionalizados. Nesse sentido, limite é um conceito inventado, para que seja possível o sujeito realizar o movimento de compreensão e interpretação do saber. No entanto, é preciso refletir que as fronteiras e os limites não são fixos ou naturais, mas construídos. Desse modo, o presente ensaio pretende refletir a noção de fronteira como um campo privilegiado para a construção do saber. Para tanto, serão considerados os textos teórico-críticos de Cássio Eduardo Viana Hissa – “Fronteiras” (2002) e “Entre” (2017), e de Michel Agier – “As formas elementares das fronteiras” (2015). Além disso, destacaremos os textos literários de Jorge Luis Borges e José Guimarães Rosa, bem como a canção composta por Lenine e Lula Queiroga – “A ponte” (1997).

Palavras-chave


Fronteira; Limite; Construção do saber; Espaço-entre.

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Referências


AGIER, Michel. As formas elementares das fronteiras. In: ______. Migrações, descentramentos e cosmopolitismo: uma antropologia das fronteiras. Maceió; São Paulo: EDUFAL; Editora Unesp, 2015. P. 35-74.

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