Projeto História Viva: uma proposta para reforçar a igualdade das funções básicas da universidade
Resumo
“História Viva” é um projeto de extensão desenvolvido dentro do programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) da Universidade de Uberaba (Uniube). Consiste em produzir vídeos depoimentos com pessoas que contribuíram com a história da cidade nas mais diversas áreas: educação, política, economia, saúde, arte, esporte, agricultura dentre outras. É o espaço de fala destinado a personagens com idade superior a 60 anos que narram, no ambiente de estúdio de TV do curso de Comunicação, as experiências vividas. O Projeto emprega diversos gêneros da linguagem, com destaque para a oralidade, que não se reduz à fala cotidiana, informal, representada pelos bate-papos e pelas conversas do dia-a-dia. Já foram produzidos mais de 50 vídeos, que são arquivados e disponibilizados via canal na internet. O projeto imortaliza o feito dos personagens e promove a integração entre as pessoas da terceira idade e os acadêmicos envolvidos na produção do vídeo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
DUARTE, Jacildo da Silva. As contribuições da extensão universitária para o processo de aprendizagem, a prática da cidadania e o exercício profissional. Brasília, 2010. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília. Brasília, UCB, 2014.
JEZINE, Edineide Mesquita. A Crise da Universidade e o compromisso social da extensão universitária. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB. 2006.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. São Paulo: Ed. Loyola, 2000.
NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel (org.). Extensão universitária: diretrizes, conceitos e políticas. Documentos básicos do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. BH: PROEX/UFMG: Fórum, 2000.
SANTOS JÚNIOR, Alcides Leão. A extensão Universitária e os entrelaços de saberes. Tese. Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2013.
SILVA, Oberdan Dias. O que é extensão universitária? Disponível em: http://www.ecientificocultural.com/ECC2/artigos/oberdan9.htm. Acesso em: 01 jun. 2018.
SIVERES, Luiz. A extensão universitária como princípio de aprendizagem. Brasília: Liber Livro, 2013.
Direitos autorais 2019 Revista Saberes Acadêmicos

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.